We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.
/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      €0.80 EUR  or more

     

about

Um dia partilhei com o Miguel Saturnino uma publicação do Instagram de um tal artista/compositor/músico Zimoun, que cria grandes instalações sonoras com simples pequenos motores eléctricos que têm presas coisas que depois fazem barulhos com a rotação que os motores lhes imprimem. Neste caso eram longas varas metálicas que com as rotações lentas batiam umas nas outras, criando um som que faz um pouco lembrar os sinos que põem ao pescoço das vacas.
Ele respondeu-me simplesmente: «Som de uma manada do futuro». Ao que eu respondi «isso é um bom título, vou fazer uma música com esse título».

Sem grande raciocínio consciente, quase como que automaticamente, assumi que o título teria significação simbólica/metafórica, o que faz sentido: não ia fazer uma música sobre literais touros que vinham do futuro. Se bem que até podia.
Sendo metafórica, e sendo coisas que vinham do futuro, e tendo eu as tendências que tenho, mais uma vez mais ou menos por automatismo acho que assumi que a manada do futuro seria uma coisa má, e que como as coisas não podem realmente vir do futuro teria de ser algo mental, que não vinha realmente do futuro mas que nós imaginávamos que assim fosse.

Na verdade isto é tudo pós-racionalização: no fundo, foi um pouco instintivo, como se eu já soubesse do que se tratava a manada do futuro, e depois a letra foi só como se eu tivesse começado a puxar a ponta duma corda até ter a corda toda, mas eu já sabia exactamente que corda era.

Enquanto estava a construir a canção e a praticá-la, a certa altura disse «a mainada» em vez de «a manada» por engano e distracção, mas claro que tive logo de aproveitar o trocadilho. Isto teve o condão de fazer com que a canção se transformasse em algo dirigido a alguém com o pronome feminino, mas mais que isso teve o condão de lhe dar um final mais optimista, o que me agradou.

Mas não penses que acho que é essa a solução para os problemas do futuro: a solução deverá passar mais pela consciencialização de que eles são de facto imaginários e que como tal devem ser tratados.
Ninguém sabe quais vão ser os problemas do futuro, portanto não podemos deixar que os possíveis problemas do futuro nos afectem.
Tudo bem, é bom «amainarmo-nos do futuro», planear para o futuro, ter algumas espécies de garantias acerca dele que nos ajudem a «amansar os touros», mas o mais importante é entender a condição hipotética destes problemas para relativizar o seu impacto num muito mais importante presente.

Esta canção é daquelas que é tanto para ti como para mim. Aliás, eu entendi, com esta epopeia de tanta criação musical, que me faltava este modo de comunicação comigo mesmo, que andava meio desligado de mim mesmo porque não estava a dar uso a esta ponte que me liga a mim.
Este facto terá sido talvez um dos motivos pelos quais parece ter sido das que mais intensamente terá tocado quem a ouviu no Instagram originalmente. Talvez simplesmente seja mais sincera. ®

lyrics

Não há nada que importe
Que não seja do futuro
Não há nada que te afecte
Que não venha do futuro

A manada do futuro vai
A manada do futuro vai
Carregar
E tu vais
Fraquejar

Eu não sei se acreditas
Em viagens pelo tempo,
Mas os problemas do futuro
São os touros do pensamento
E carregam desenfreados
Sina triste da cornada,
Vêm todos do futuro,
Parecem não querer mais nada

A manada do futuro vai
A manada do futuro vai
Carregar
Pelo tempo
Sufocar

(Uuuuu)
(Aaaaa)
(Uuuuu)
(Aaaaa)

São touros violentos
E bois loucos sanguinários
Só viajam pelo tempo
Porque são imaginários

Amainada do futuro vais
Amainada do futuro vais
Descansar
E os touros
Amansar

(Uuuuu)
(Aaaaa)
(Uuuuu)
(Aaaaa)

credits

from N​ã​o é remela, é o brilho dos meus olhos, track released May 6, 2020

license

all rights reserved

tags

about

Ruben David Marques Leiria, Portugal

Ruben David Marques é um artista que desafia rótulos. Ainda no outro dia o vi refilar com o duma garrafa de refrigerante.

Nunca resiste a descolá-los.

contact / help

Contact Ruben David Marques

Streaming and
Download help

Report this track or account

If you like Ruben David Marques, you may also like: