We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.
/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      €0.50 EUR  or more

     

about

Eu a fazer música em inglês para a internacionalização. Há que «chegar lá fora». Dez milhões de ouvintes não me chegam, preciso DO MUNDO.

Há uns tempos achei graça à ideia de «internacionalização» ser «espalhar uma coisa pelo mundo todo» e «internalização» ser o oposto; e a diferença é só o cio. «Internalização» com cio é «internacionalização»!
Mas isso agora é outra conversa.

Esta letra não faz total sentido, mas consideremo-la escrita criativa. Há umas utilizações muito liberais de certas palavras e dos seus significados. Mas pronto, às vezes é assim: o que sai é emocional ou de associação livre, não é exactamente lógico. «É arte.»

Esta canção começou com aquele som inicial da guitarra, uma coisa tão simples, como tantas vezes acontece, e a letra depois foi saindo, e o resto da música também, e uma coisa puxa a outra e no fim temos uma canção inteira.
É magia.
E na verdade saíram primeiro as últimas duas quadras, mas preferi reordenar o texto e deixá-las para o fim, que me dava a impressão de que a carruagem ia à frente dos bois.

Depois há aquela diferença da nota cantada final dos primeiro e terceiro versos que faz a segunda parte parecer subir de tom, pareceu-me que isso também ajudava a identificar a carruagem.

E depois há aquela nota final, que não tinha sido totalmente planeada e que, na verdade, agora até faria sempre o mais longa possível.
Mas isto é uma mania que eu tenho, prolongar a nota final, como verão em outras destas canções. Aprendi com os Guns'n'Roses e os Mamonas Assassinas. («'Pere aí que tem mais um pouquinho de uuu.»)

Muitas destas canções não estavam totalmente definidas, ganharam determinadas porções em improviso no momento da gravação, como é o caso desta nota final. Se tivesse utilizado outra gravação, a música teria sido diferente.

É uma canção simples. ®

lyrics

there are only two kings,
silence and the song;
one is reconnecting,
one is never gone;

spikes of self infliction,
masses of self doubt,
all my recollections
repossessed in clout.

there are only two things
that I truly want:
(to) have you or forget you,
that is all I want;

neither have I found here,
callous overthought.
heaven haven't sent you,
god help me move on.

(long single sustained raspy note)

credits

from N​ã​o é remela, é o brilho dos meus olhos, track released April 24, 2020

license

all rights reserved

tags

about

Ruben David Marques Leiria, Portugal

Ruben David Marques é um artista que desafia rótulos. Ainda no outro dia o vi refilar com o duma garrafa de refrigerante.

Nunca resiste a descolá-los.

contact / help

Contact Ruben David Marques

Streaming and
Download help

Report this track or account

If you like Ruben David Marques, you may also like: